Recentemente, Dr Avelino Monteiro e Dr Renato realizaram um Lifting Facial Videondescópico no Hospital Particular do Algarve – Faro.
Dr. Renato Saltz dedica-se à Cirurgia Plástica desde 1989 e é o pioneiro desta técnica.
É o Presidente Eleito da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS).
Integra a Golden Team pela sua vasta experiência em técnicas de cirurgia endoscópica e minimamente invasiva da face.
Para conhecimento geral, ficam as informações sobre a intervenção cirúrgica, expectativas, vantagens e procedimentos associados.
LIFTING FACIAL VIDEOENDOSCÓPICO
Criada pelo cirurgião plástico Renato Saltz, pioneiro em cirurgia endoscópica nos EUA, o lifting facial vídeo endoscópico é uma intervenção que tem como finalidade atenuar os efeitos do tempo, da gravidade, do dano solar crónico sobre a face, que resultam na queda dos tecidos, rugas profundas, flacidez cutânea, perda de contornos da e do pescoço de maneira lenta e progressiva.
Este procedimento visa rejuvenescer a face por meio de reposicionamento dos tecidos localizados profundamente na face, proporcionando resultados efectivos, duradouros e naturais.
O endoscópio é uma fibra óptica como uma cânula maleável, conectado a um monitor de LCD.
Menos agressiva do que o lifting tradicional, o procedimento vídeo endoscópico dispensa incisões drásticas e apresenta um pós-operatório mais confortável para o paciente. O procedimento recupera as expressões faciais de cansaço e tristeza, retardando visualmente o processo de envelhecimento facial. "Os resultados têm uma durabilidade de vários anos, como mostra a experiência científica mundial".
A Cirurgia
O lifting facial endoscópico consiste na realização da cirurgia através de pequenos cortes (incisões) de um a três centímetros dentro do couro cabeludo e, com o auxílio do endoscópio, podem ser trabalhadas as estruturas profundas da face localizadas na região da testa (sobrancelhas caídas, rugas de expressão), na região dos olhos (queda do canto do olho, sulcos profundos) e região central da face (perda do contorno da região malar e da bochecha), poupando-se assim estas regiões de cicatrizes visíveis.
Expectativas após a cirurgia
Rejuvenescimento facial e com efeito de longa duração.
Vantagens
Menor traumatismo operatório;
Menor tempo de internamento;
Menor risco de infecções;
Menores cicatrizes.
Para além de ser um procedimento que praticamente não deixa cicatrizes, um lifting facial vídeo endoscópico permite ao paciente melhorar em algumas áreas em que é muito difícil ser tratado através do lifting facial tradicional assim como o pequeno lifting facial e o médio lifting facial. Em particular, áreas como a zona central da face, assim como as linhas de depressão por baixo dos olhos e os vincos a volta do nariz e boca, que são na maior parte das vezes muito difíceis de alcançar através o procedimento cirúrgico estético tradicional. Devido ao facto do aparelho e dos instrumentos serem tão pequenos, as incisões que são feitas durante o lifting facial vídeo endoscópico permite maior flexibilidade considerando o lugar onde os instrumentos poderão ser utilizados. Isto facilita bastante a realização de rápidas modificações estéticas e inclusive em certas zonas que são dificilmente alcançadas pelo método tradicional.
Um lifting facial vídeo endoscópico pode resolver em menos tempo, com menor custo, e de modo mais simples do que o procedimento estético tradicional. É menos invasivo que um lifting facial tradicional, este procedimento é mais rápido de se realizar e envolve menor risco de complicações.
Esta cirurgia pode ser realizada em pacientes mais jovens, que ainda não necessitam de tratamento na região do pescoço e inferior da face, mas que já apresentam alterações do envelhecimento na região central da face e testa.
Cirurgias e procedimentos associados (O lifting facial pode ser associada às seguintes cirurgias):
- plástica das pálpebras (blefaroplastia);
- lipoaspiração da “papada” do queixo (sub-mento) para eliminar queixo duplo;
- toxina botulínica (Botox) para tratamento das rugas em volta dos olhos e da testa;
- preenchimento com ácido hialurônico nos sulcos da face e lábios.